top of page

O que é Produção Cultural?


Para que um artista compartilhe, apresente e/ou venda seu trabalho, são necessárias muitas coisas para além da exposição da obra por si só. Criar e levar ao público um trabalho implica em ações de toda uma equipe, organizada em diferentes etapas e funções. A criação e finalização de um trabalho requer logísticas variadas, dependendo do gênero artístico, como local de trabalho, equipamentos, materiais, estruturas técnicas (dança e performance) como de som, luz, figurino, cenografia, todas funcionando, quase sempre em paralelo e em sintonia com o artista.

Quando pensamos em produção cultural, pensamos na existência de um PROJETO. São variadas as atribuições e formas de atuação do produtor cultural, mas certamente suas ações são e devem ser baseadas em planejamento, viabilização e realização de um projeto. E, um projeto nada mais é do que uma proposta de organização para se colocar uma ideia em prática. E o papel do produtor cultural é construir, organizar e realizar projetos.


Para a criação de um PROJETO precisamos pensar nas seguintes questões:


1- Qual o objetivo do meu projeto?

As possibilidades são infinitas, mas artista e produtor precisam saber onde querem chegar com o projeto. Que resultado querem apresentar, a criação de um espetáculo, um show, uma turnê, um evento com palestras, workshops, oferecimento de ações continuadas como aulas de dança, teatro e música.


2- Quanto tempo tenho para realizá-lo?

A definição da duração das atividades de organização, preparação, ensaios, atividades com o público e organização pós atividade são determinantes para a sua concretização, pois implicam, por exemplo, a organização de estruturas logísticas e econômicas.


3- Como vou viabilizar o projeto?

Significa e requer pensar nos recursos necessários para o seu projeto se realizar com a melhor qualidade possível (recursos humanos e financeiros), ou seja, quantas pessoas, espaços e equipamentos serão necessários, quanto se irá gastar (projeção) com todos os recursos materiais, humanos e técnicos. É preciso saber, ainda, de onde virão tais recursos.


4- Para quem é meu projeto?

Quais são as pessoas que quero alcançar com minha ação e como vou fazer para que elas saibam do meu projeto e tenham acesso a ele.


Portanto, a profissão de produtor não se restringe a atuação em apenas uma das etapas de uma produção cultural. Ainda que, uma vez organizada a equipe, possamos minimizar os campos e/ou etapas de atuação. De fato, um produtor cultural, participa das de todas as fases, PRÉ-PRODUÇÃO, PRODUÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO, desde quando a ideia ganha forma, até o final, quando tudo já foi desmontado, guardado, os pagamentos realizados e de preferência, com as metas do projeto alcançadas. Trabalhar com produção cultural significa cuidar para que todas as etapas do projeto sejam cumpridas da melhor forma, dentro dos prazos definidos e fazer com que o público tenha a melhor experiência possível com a atividade cultural proposta. Significa muito trabalho, dedicação e respeito por com os projetos, artistas, membros da equipe e participantes, aqueles que irão usufruir e colaborar através das atividades do projeto.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page